Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

:: Página Inicial ::

Orçamento

Nossa Localização

Entre em Contato

 
 

CASOS DE DOENÇA GENGIVAL!

Gengivite e Periodontite
 

Sábado, 26 de Outubro de 2013

Cuidar dos dentes não é apenas questão de estética e sim de saúde. De acordo com a American Dental Association (ADA), problemas bucais, como doença crônica gengival (periodontite), podem acarretar inclusive males no coração e nos pulmões. Diversas doenças sistêmicas – aquelas que eventualmente afetam todo o organismo – podem ter origem em infecções orais. “Um exemplo é a endocardite bacteriana, infecção grave das válvulas cardíacas ou das superfícies do coração, cuja bactéria que causa o problema pode ser proveniente de falta de cuidados com a higiene oral, como não escovar os dentes, e de doenças bucais existentes”.
           Pesquisas afirmam que o constrangimento por ter um ou vários dentes faltando na boca causa vários danos a nossa saúde, afetando aspectos sociais, psicológicos e biológicos.
           Diversos motivos levam pessoas a sofrerem com problemas de perda de dente. Alguns exemplos são acidentes, agenesia dental (dentes não nascem), mas o principal é a falta de higiene bucal, ocasionando em doenças na gengiva e as temidas cáries que com seu agravamento levam a perda gradativa dos dentes.
          
           Entre os problemas bucais mais comuns na população brasileira está a Gengivite (inflamação da gengiva.
           As complicações surgem quando a placa bacteriana não é removida, assim inicia-se a inflamação da gengiva. Suas características mais conhecidas são a vermelhidão, inchaço e o sangramento.
          
           Quando acumulada por um período maior, a placa começa a endurecer pela deposição de sais minerais da saliva e dá origem ao cálculo dental – o tártaro – o qual fica firmemente aderido ao dente. Quando isso acontece a escovação já será insuficiente não conseguindo a remoção do cálculo, somente com uma raspagem será resolvido, se o dentista não atuar, inicia-se uma destruição progressiva e irreversível das estruturas que sustentam os dentes: osso alveolar e ligamento periodontal”, é ai então que os dentes começam afrouxar e cair. Assim a gengivite transforma-se em uma doença bucal mais grave a Periodontite.
           A imagem abaixo mostra um caso agravado de periodontite onde a inflamação resulta em sangramento, sensibilidade, retração da gengiva, mau hálito, mobilidade e acabando com a perda dental.
          
           Essas doenças podem ser tratadas mas é importante a prevenção e o diagnóstico prematuro.
           Por isso as consultas periódicas ao dentista são muito importantes para que seu sorriso esteja sempre saudável.
          
          
          
          

 
Fonte: Internet
Autor: Danielle Debesaytis

Veja todas as notícias

Site Fácil

Dr. Campos, Centro Cirúrgio e Reabilitação Oral,
São Miguel do Oeste - SC - 2009. Todos os Direitos Reservados

:: Logar ::

:: Webmail ::