Muitas vezes, uma dor de cabeça constante pode ser problema na ATM

ATM

Muitas vezes, uma dor de cabeça constante que não se sabe direito de onde vem, e não é sinusite, enxaqueca nem labirintite, pode ser problema na ATM. ATM é a nomenclatura da importante articulação responsável pela junção do crânio e da parte inferior do maxilar, e também é ela a engrenagem responsável por sua movimentação. A abertura e o fechamento da mandíbula é um dos movimentos mais frequentes realizados pelo corpo humano, envolvendo a alimentação e a fonação das palavras. É exatamente por isso que qualquer problema em seus músculos ou mau funcionamento da articulação temporo mandibular acaba trazendo uma série de efeitos colaterais, incluindo dores, estalos e incômodos, dificuldades para movimentação e até zumbidos e dores nos ouvidos, já que a ATM fica muito próxima deles. As causas mais comuns de distúrbios de ATM: maloclusão, mordida errada; dimensão vertical de oclusão DVO diminuída, proveniente de ausência de dentes.  

Tratamentos: correção da maloclusão (Ortodontia, implantes dentários, próteses), placas para usar entre as arcadas enquanto dorme (placas miorrelaxantes), cirurgia por vídeo ou cirurgia aberta.

Os tratamentos conservadores que não necessitam e cirurgia são todos realizados em consultório. As cirurgias são realizadas em hospital sob anestesia geral.

Os casos de média complexidade conseguimos realizar com cirurgia por vídeo, o qual introduzimos uma mini câmera na articulação conseguindo vê-la por dentro e com instrumentais adequados realizamos o reparo da articulação.

Casos de maior complexidade geralmente necessitam cirurgia aberta ( com corte). Fraturas do osso da mandíbula que encaixa na articulação (côndilo), prótese de ATM, correções ósseas são indicações de cirurgia aberta.
 

Compartilhe: